•   43 3422-2185
  • CRM-PR 28.941 · RQE 20220

Catarata atinge quase 30% dos brasileiros com mais de 60 anos

A catarata é a principal causa mundial de cegueira. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a catarata atinge 28,7% dos brasileiros com mais de 60 anos e 47,5% dos que têm mais de 75 anos. A doença, caracterizada pela opacificação do cristalino (lente natural do olho), faz com que a visão fique embaçada.

“As alterações ocorrem de forma lenta e progressiva, podem causar desde pequenas distorções visuais, como a visão embaçada, sensibilidade à luz, maior necessidade de iluminação para ler e até levar à cegueira. Os primeiros sinais costumam surgir por volta dos 50 anos”, sublinha o oftalmologista Felipe Morais, especialista em catarata.

Ele explica que a catarata pode ser congênita (de nascença) ou provocada, como pelo uso crônico de corticoide, por doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intraocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.

A boa notícia, segundo o especialista, é que a tecnologia tem avançado proporcionando cirurgias cada vez mais seguras aos pacientes e que permite, além da restauração da visão comprometida pela catarata, que seja feita também uma correção refrativa, que é, na maioria dos casos, a correção do “grau” dos óculos. “Geralmente, o paciente que passa pela cirurgia da catarata vai para casa no mesmo dia e, dentro de uma semana, em média, já consegue retomar as atividades”, diz. 


Escrito por: Dr. Felipe Morais

28/05/19 • 21h37

  • Compartilhe:

Você também pode gostar de ver: