•   43 3422-2185
  • CRM-PR 28.941 · RQE 20220

É possível prevenir o glaucoma?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Os sintomas mais evidentes só são observados nos estágios mais avançados da doença, por isso é importante manter os exames em dia.

Mas afinal, por que o glaucoma é uma enfermidade perigosa?

O glaucoma é um distúrbio que gera aumento da pressão interna do globo ocular (PIO), o que pode causar perda total de visão devido ao comprometimento do nervo óptico. Por isso, é tão importante se manter atento aos sintomas e assim prevenir os riscos que a doença apresenta.

Veja a seguir o que você pode fazer:

Consultas após os 35 anos

O exame de tonometria, que é realizado na consulta oftalmológica, afere a pressão ocular e indica ao oftalmologista a pressão interna exata do seu olho, justamente o que é afetado pela doença. Por isso esse teste precisa ser frequente após os 35 anos, ao menos uma vez ao ano, quando os riscos aumentam.

Exames complementares

Outros exames como de fundo de olho, imagens do nervo óptico, campimetria computadorizada e tomografia de coerência óptica podem ser solicitados pelo médico oftalmologista para ter mais informações sobre a saúde ocular do paciente. Por ser uma doença que progride lentamente e de maneira sutil é preciso ter muitas informações para poder diagnosticá-la.

Outras doenças que podem aumentar a incidência

Algumas enfermidades como a uveíte e o diabetes podem aumentar o risco de desenvolver o glaucoma, e por isso o cuidado com a saúde ocular deve ser redobrado para estas pessoas. Outros fatores que colocam o paciente no grupo de risco é ter familiares que possuem glaucoma ou com problemas de pressão arterial.

Como foi visto no texto, há alguns cuidados que podem ser tomados para diagnosticar a doença precocemente e com o tratamento adequado mitigar os sintomas. Consulte um oftalmologista para receber o diagnóstico e encaminhamento correto.

Escrito por: Dr. Felipe Morais

06/03/23 • 12h09

  • Compartilhe:

Você também pode gostar de ver: