•   43 3422-2185
  • CRM-PR 28.941 · RQE 20220

5 cuidados para proteger seus olhos no inverno

Nos dias frios uma combinação pode ser perigosa para a saúde ocular: clima mais seco e lugares mais fechados. Algumas doenças como a conjuntivite e a síndrome do olho seco podem ter alta nessa época do ano, e até mesmo algumas alergias como coceiras que via de regra são geradas pelo acúmulo de ácaros.


Estas doenças possuem fácil tratamento, porém podem afastar o paciente de suas atividades rotineiras e causar incômodo por algum tempo se não tratadas corretamente. A seguir compartilho algumas técnicas de cuidados para preservar a saúde dos olhos e manter-se longe destas doenças.


Confira e use estes cuidados na sua vida no inverno


Síndrome do Olho Seco


Como o próprio nome diz, a síndrome do olho seco gera um incômodo ao piscar, vermelhidão e sensação de corpo estranho dentro do globo ocular por estar mais seco. Esta doença realmente acontece por falta de lubrificação, o que pode ser potencializado no frio. Neste caso o tratamento pode ser ainda mais delicado e exigir a participação de um médico oftalmologista para cuidar caso a caso com a aplicação de colírios específicos.


Conjuntivite


Alguns estudos indicam que 90% dos casos de conjuntivite viral são causados pelo adenovírus, e há ainda outros vírus que podem ocasionar esta doença como o enterovírus, o vírus da herpes, varicela, catapora e caxumba. Este vírus pode ser combatido como qualquer outro, com a lavagem frequente e cautelosa das mãos, com sabão, e sempre evitando levar as mãos ao rosto ou aos olhos.


Lubrificação dos olhos


Por conta do tempo menos úmido e uso de aquecedores artificiais, a tendência é que a lágrima produzida pelo olho precise de um reforço com colírios de lubrificação, se for o caso opte pelos sem conservantes. Além disso, é possível manter-se atento e aumentar a quantidade de piscadas que você dá principalmente em frente às telas de celular ou computador. Vale se atentar para tomar mais água nos dias mais frios também.


Cuidados básicos


Sempre que possível busque abrir os cômodos da casa e do trabalho pelo menos uma vez ao dia para deixar o ar circular, se for preciso por conta do acúmulo de poeira, limpe a casa mais vezes na semana. Outro cuidado fundamental é lavar as mãos mais vezes ao dia, principalmente antes de levá-las aos olhos. Verifique se é possível aumentar a umidade do ar com um umidificador ou apenas com uma bacia de água no canto do cômodo.


Ao aparecimento de qualquer sintoma entre em contato com um médico oftalmologista de sua confiança para receber o tratamento adequado.

Escrito por: Dr. Felipe Morais

07/08/23 • 12h08

  • Compartilhe:

Você também pode gostar de ver: