•   43 3422-2185
  • CRM-PR 28.941 · RQE 20220

Como ler uma receita de oftalmologista

Você já teve dificuldades de entender o que significam os termos OD, DP entre outros que aparecem na prescrição que o médico oftalmologista faz para confeccionar seus óculos? Neste texto mostrarei como conseguir decodificar o que querem dizer estes termos para que você consiga ler a receita.


De acordo com um levantamento do Google Trends, plataforma de identificação de tendências de buscas do Google, este foi um dos temas mais procurados pelas pessoas no site desde 2004. O termo, assim como outras pesquisas frequentes, foi divulgado em matéria da revista Veja Saúde, e deu o ensejo para trazer este conteúdo para o blog. 


Confira a seguir como ler uma receita oftalmológica, mas lembre-se de sempre contar com um médico oftalmologista para fazer a avaliação e solicitação de uma lente corretiva, e de sempre confeccionar seus óculos com um profissional e ótica de confiança. Além disso, a receita pode conter alguma informação adicional, como a inserção de um filtro de luz azul, entre outros, por isso deve ser entregue ao profissional.


Olhos direito e esquerdo


As siglas OD e OE presentes na receita indicam o olho direito e o olho esquerdo, respectivamente. Este indicador é importante porque nem sempre os olhos terão o mesmo grau de refração a ser corrigido e nem os mesmos erros de refração, que são, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 


Grau do erro de refração


Em esférico, que pode ser abreviado por “esf.”, vai constar a dioptria que pode indicar miopia, presbiopia ou hipermetropia. Já o termo cilíndrico que pode estar abreviado por “cil.” é onde aparece o grau de astigmatismo. Em “eixo” é discriminada a localização do astigmatismo, que pode ir de 0° a 180°. Na parte onde está escrito DP é a distância de uma pupila até a outra, e esta medida é sempre dada em milímetros. 


Sinal dos números


Além da localização da graduação da receita, é importante olhar para o sinal que vem antes do número. Caso esteja no campo de “esf.” um número negativo, quer dizer que o paciente apresenta miopia, e o sinal positivo indica hipermetropia. 


O exame


Para gerar a receita, o oftalmologista realiza o exame de refração, popularmente conhecido como exame de vista. Este teste geralmente é realizado utilizando um aparelho chamado autorrefrator, que indica automaticamente o provável grau daquele paciente e também do aparelho denominado refrator, que é manipulado pelo médico oftalmologista no teste de diferentes lentes e graus para identificar com a ajuda do paciente qual fica mais confortável. Via de regra este exame deve ser feito uma vez ao ano, mas dependendo do caso, essa frequência pode ser alterada de acordo com a indicação do oftalmologista.

Escrito por: Dr. Felipe Morais

09/10/23 • 17h50

  • Compartilhe:

Você também pode gostar de ver: