A cirurgia refrativa é um procedimento que visa corrigir erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, proporcionando mais qualidade de vida e liberdade para quem depende de óculos ou lentes de contato no dia a dia.
Como funciona?
Existem duas técnicas. A LASIK (faz uma delaminação da córnea, para que o laser seja aplicado em seu interior) e o PRK (consiste na remoção do epitélio da córnea e, a seguir, aplicação do laser). Esses procedimentos fazem com que a camada transparente na parte frontal do olho, seja ajustada com alta precisão utilizando laser excimer.
Os procedimentos são indolores e minimamente invasivos, removendo minúsculas quantidades de tecido, moldando a superfície da córnea e permitindo que a luz seja focada corretamente na retina, proporcionando visão nítida.
Quem pode fazer?
A cirurgia refrativa é uma opção segura e eficaz para a maioria dos adultos com mais de 18 anos que apresentem graduação estável há pelo menos um ano. No entanto, alguns critérios devem ser avaliados em consulta oftalmológica pré-operatória, como:
As vantagens sobre esse procedimento são diversas, como: visão livre de óculos e lentes, maior praticidade e melhora na autoestima. É um procedimento rápido e seguro.
É importante lembrar que, como qualquer procedimento médico, a cirurgia refrativa possui riscos e contraindicações. Consulte um oftalmologista para avaliar se você tem a permissão para realizar e esclareça todas as suas dúvidas.