Vícios de refração é o termo usado para nomear diversas doenças oculares, que como o próprio nome diz, indicam problemas na refração da imagem dentro do olho, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e também a presbiopia, conhecida também como “vista cansada”. De modo geral, são situações que podem ser diminuídas ou completamente resolvidas com o uso de óculos, lentes de contato ou com cirurgias.
Miopia – É quando alguém enxerga bem objetos que estão perto, mas não consegue ver com a mesma clareza o que está distante.
Hipermetropia – Diferente do conceito comum, a hipermetropia não é o simples oposto da miopia. O hipermetrope, além de ter dificuldade para enxergar objetos de perto, também pode ter a capacidade de enxergar de longe comprometida.
Astigmatismo – É caracterizado pela visão desfocada, que ocorre tanto ao olhar para objetos de perto como de longe. É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, que formam a imagem em planos diferentes, ocasionando a distorção.
Presbiopia – Chamada popularmente de “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, quando surge dificuldade para enxergar de perto.
O diagnóstico é feito através de exames e testes de refração aplicados pelo médico oftalmologista. O tratamento inclui uso de óculos, lentes de contato ou de cirurgias.