Outra técnica disponível para o tratamento do Ceratocone é o Implante de Anel Intraestromal. O dispositivo é feito de um material rígido, que é implantado na camada da córnea chamada estroma. A técnica tem por finalidade regularizar a curvatura da córnea, quando os óculos e as lentes de contato já não produzem mais o efeito desejado, evitando que a doença avance e o paciente precise de um transplante de córnea.
O implante dos anéis intracorneais ou intraestromais é recomendado para os pacientes com Ceratocone, com baixa visão que fazem uso de óculos de grau ou lentes de contato ou ainda que têm intolerância às lentes de contato, e que ainda não têm indicação para transplante de córnea.
A cirurgia dura em média 30 minutos. É feita anestesia local por meio de colírio e não há necessidade de internação. O procedimento é feito com o uso de laser de alta precisão, o laser de femtosegundo, que cria um túnel no interior da córnea. Na sequência é implantado o anel.
A recuperação é considerada rápida e o paciente, logo nos primeiros dias, já percebe uma melhora na visão. O resultado final da cirurgia só é feito após três meses de acompanhamento.