Hoje, 10/07, comemora-se o Dia da Saúde Ocular, data criada para lembrar a população quais são os cuidados para prevenir problemas de visão e ficar atento aos indícios de que alguma disfunção visual possa estar acontecendo. Algumas doenças como o glaucoma (lincar: https://drfelipemorais.com.br/blog/22-e+possivel+prevenir+o+glaucoma?+), maior causa de cegueira irreversível no mundo, têm sinais muito sutis, por isso é fundamental estar atento para evitar danos mais graves.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo possuem alguma deficiência visual e pelo menos 1 bilhão destas pessoas poderiam ter evitado o agravamento da doença ou tratá-la a fim de preservar este bem tão precioso que é a visão.
Neste post vamos trazer informações para melhorar o cuidado com sua saúde ocular, além de mostrar sintomas que indicam que você deve consultar um médico oftalmologista ao primeiro sinal delas.
Principais doenças oculares
No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) registra as maiores doenças atendidas como os erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, catarata, glaucoma e doenças da retina como retinopatia diabética, da prematuridade e degeneração macular relacionada à idade.
Sintomas de problemas visuais
Alguns indícios de que você possa estar tendo um problema de visão são: lacrimejamento, olho vermelho, coceira, secreção, semicerrar os olhos para enxergar melhor, dor no pescoço por esticar ou inclinar demais a cabeça, sensibilidade excessiva à luz e dores frequentes de cabeça. E ainda visão duplicada, embaçada ou escurecida. Qualquer um destes sintomas indica a consulta urgente de um médico oftalmologista.
Cuidados para preservar a saúde ocular
Alguns hábitos simples como evitar coçar o olho, passar produtos cosméticos longe do olho mesmo quando testados oftalmologicamente e cuidar com fator de proteção dos óculos de sol que você usa podem ajudar a preservar sua saúde ocular.
Desdobramentos das doenças
Algumas doenças como depressão podem impactar pessoas com baixa visão. Por isso, esteja atento aos sinais do seu olho e verifique sua acuidade visual e faça exames de pressão pelo menos uma vez ao ano.